contato | anuncie  
 
 
últimas notícias
agenda de shows
lançamentos
arquivo
cadastre-se
assine
fale conosco
quem somos
Lançamentos de CD´s e DVD´s
FULVIO OLIVEIRA
Por Helton Ribeiro

Clique Para ampliar! Fulvio Oliveira Jazz Trio
Independente

Depois de um ótimo disco de blues-rock, lançado em 2013, o guitarrista Fulvio Oliveira, que mora na pequena Pariquera Açu (SP), vai para o jazz. O novo CD é em trio com o organista americano Sam Yahel (que gravou suas partes em Nova York) e o baterista Kezo Nogueira.

Yahel, elogiado pelo maior pianista contemporâneo, Brad Mehldau, já gravou com as cantoras Norah Jones (no CD “Come Away With Me”, ganhador do Grammy), Madeleine Peyroux e Lizz Wright. Ele tem um grupo com dois dos melhores músicos contemporâneos, o saxofonista Joshua Redman e o baterista Brian Blade (Wayne Shorter Quartet), com o qual gravou dois discos.

O organista tem muito feeling e um amplo vocabulário, que vai do fraseado de Jimmy Smith (“Black cat”) aos climas de John Medeski, do trio Medeski Martin & Wood (“Horizon Blue”). Sua parceria com Fulvio surgiu de forma espontânea. O guitarrista enviou para ele um esboço das músicas, Yahel gostou e ofereceu-se para gravar.

As composições são todas de Fulvio. No geral, John Scofield é a principal influência, não só na guitarra mas também nas levadas cheias de suingue, como a funkeada “New York afternoon”. Mas tem muito mais: Wes Montgomery inspira o virtuoso solo de “Black cat”; “Savana” faz uma citação de Jeff Beck, e “Red sunset”, um curto número solo que encerra o CD, lembra as vertiginosas progressões de Joe Pass.

A bateria contribui muito para o suingue, como na levada meio marcial de “Savana” e na sincopada “Spy vs. spy”.

É um jazz atual, de qualidade e fácil assimilação, com solos que não se limitam a acrobacias técnicas e um ritmo gostoso que faz o ouvinte balançar a cabeça e os pés.

______________________
Publicado em 27/02/15
mais relacionadas
:: JEFFERSON GONÇALVES
:: CRISTIAN RIGON
:: NICO SMOLJAN & SHAKEDANCERS
:: HAMLETO STAMATO TRIO
:: ARI BORGER
:: ORIPE
:: ARTUR MENEZES
:: Celso Salim
:: Rio Grande
:: ÂNGELO NANI & BLUES GROOVERS
 
50
  Gary Brown, de New Orleans, no dia 21
O saxofonista Gary Brown, de New Orleans, volta ao palco da casa para show único em 21 de dezembro. Ele é sempre garantia de suces...
  FESTA